O estudo GAFAnomics® realizado pela agência de inovação FABERNOVEL, procura explicar a coerência da história de 4 empresas (Google, Apple, Facebook e Amazon), abordar a trajetória de cada uma delas, descodificar as suas visões e os seus planos, demonstrar as engrenagens de motores de crescimento fora do comum.

Comentário na Edição das 12 do Económico TV:
 

22 anos, é a idade média das empresas Google, Apple, Facebook e Amazon. 22 anos de desenvolvimento desenfreado que se confundem com os anos em que a internet abalou as empresas, as nossas vidas, a nossa civilização.

Com mais de 300 mil milhões de dólares de receitas acumuladas, uma produtividade 3 vezes superior à média, e uma base de clientes equivalente a 50% da população online, os GAFA tornaram-se em menos de 20 anos, as 4 superpotências da nova economia. “Motor de pesquisa”, “e-commerce”, “smartphone”, “redes sociais” tornaram-se as palavras comuns do Século XXI que os GAFA acrescentaram ao dicionário do nosso quotidiano. 

Mas por detrás deste abalo à utilização dos seus produtos e serviços, os GAFA transformaram em profundidade as regras estabelecidas sobre as estratégias de negócio: Eles ignoram os conceitos clássicos de mercado, concorrência, posicionamento ou produto, para lançar uma “revolução copérnica” nos negócios: a dos clientes no centro do universo. 

Utilidade do estudo
GAFAnomics® propõe-vos ver e compreender as diversas indústrias através dos olhos dos GAFA, descodificar a forma como eles vêm o mundo e alinhar esta análise com novas estratégias, à velocidade do digital. 

Este estudo permite:
– Identificar os fatores-chave do sucesso destes 4 fantásticos.
– Entender como desenvolver uma estratégia de negócio na “era dos GAFA”.
– Conceber um dashboard à medida e repensar o negócio a partir do cliente.

O framework GAFAnomics® 
Convencidos que a melhor chave para a transformação digital é a compreensão do enquadramento estratégico dos GAFA, a FABERNOVEL finaliza o estudo com um Framework, uma grelha de leitura simplificada dos modelos económicos e das alavancas de criação de valor desta 4 empresas, aplicável a qualquer empresa, seja qual for a sua indústria.

Este estudo integra o programa A NOVA ECONOMIA E OS NOVOS PLAYERS do institut FABERNOVEL.

Veja aqui o estudo: 

 

Written by Nuno Ribeiro

Country Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).

Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s